ALLAH ...........

Em nome de Allah o Clemente o Misericordioso o Misericordiador

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Então.... Os 5 Pilares do Islã

Vamos falar sobre os "famosos 5 Pilares do ISlã" os quais são uma espécie de 5 atos que todo muçulmano deve fazer,mas claro para tudo há regras.Então vamos lá......

1- Shahada (Testemunho)
A Shahada nada mais é que o testemunho,ou seja testemunhar que:Não há outra Divindade além de Allah(Deus) e Muhammad é Seu mensageiro.Esse pequeno testemunho é a chave para o Islam.
Testemunhar que “Não existe outra Divindade além de Allah”,é testemunhar que existe apenas um Deus,uno,sem sexo,filhos,parceiros,apenas Deus.O Islam é uma religião monoteísta,por isso,acreditar em um Deus único é o básico.
Testemunhar que “Muhammad é Seu mensageiro não é desvalorizar os outros profetas,nem gostar dele mais que os outros,os muçulmanos dizem só Muhammad(que a paz e as benção de Deus,estejam sobre ele) porque ele foi o último profeta enviado por Deus segundo o Islam.Ao dizer “Muhammad” é aceitar todos os outros profetas,Muhammad veio para reforçar a mensagem de Deus.Não significa que ele é superior.

2- Salat(Oração)
A Salat é a oração que deve ser realizada 5 vezes ao dia em horários específicos desde ao raiar do dia até a noite.É na oração que o fiel se aproxima de Deus para adorá-lo,pedir perdão,agradecer e pedir pelas suas preces.No Islam a Salat é muito importante.
Quanto rezar 5 vezes ao dias,há uma certa flexibilidade,pois nem todos podem rezar nas horas certas.Por isso o fiel deve fazer a sua oração depois e nunca antes.Se ele não pode fazer a oração do meio dia,ele não vai rezar antes,mas sim depois.E o fiel,se quiser,pode rezar mais que 5 vezes se sentir necessidade.
A oração pode ser feita em qualquer lugar,desde que seja limpo e próprio para tal ato,de preferência nas mesquitas.Mas se você não puder ir na mesquita toda hora para rezar,pode rezar em casa,no trabalho…
O muçulmano de preferência deve se prostrar,ou seja o ato de se ajoelhar por completo.Mas se ele não puder,pode rezar sentado ou de pé,mas com postura.O muçulmano deve rezar virado para a direção de Meca,a cidade sagrada.Mas se ele não souber onde Meca está diretamente não há problemas.

3- Zakat (Caridade)
Zakat é a caridade,que deve ser paga todos os anos para pessoas menos favorecidas.A caridade ocorre do muçulmano para o necessitado,não há intervenções de nenhum líder religioso ou da mesquita.
O muçulmano doa algo como 2,5% de tudo o que ele arrecadou no ano.É uma fora de purificação espiritual com Deus,porque na Zakat você ajuda aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que você.
Sabendo que a Zakat pode ser realizada em qualquer época do ano e em qualquer hora,e não é um ato obrigado,tem que ser feito de coração.Aqueles que não tem condição de fazer a Zakat,não são obrigados.

4-Siam (Jejum)
O famoso jejum!
O Jejum acontece no Ramadan,nono mês do calendário lunar(por tanto não é o calendário usado no Brasil).O muçulmano nesse mês deve deixar de comer,beber qualquer tipo de líquido,fumar(que é proibido no Islam,mas se o muçulmano fuma,ele deve deixar de fumar pelo menos no Ramadan,assim como a bebida alcoólica) e ter relações sexuais durante o nascer ao pôr do sol.
O muçulmano não jejua para ele sofrer,porque Deus quer que ele sofra,ele jejua para dar valor a coisas tão úteis,mas que as vezes passam despercebidas,como a água.É no Ramadan que ele aprende a dar valor a tudo o que ele tem,e ver a dor das pessoas que passam fome,porque é só quando perdemos algo que damos valor né,pois então,no Ramadan os muçulmanos fazem alguns sacrifícios em nome dessas pessoas,e em forma de agradecer a Deus por tudo o que possuem.
Mas,sempre há regras e nem todos são obrigados a jejuar:crianças,doentes,grávidas,mulheres no período menstrual,mulheres quando estão amamentando,idosos e pessoas que estão viajando não precisam jejuar,mas devem repor o jejum pagando um prato de comida por cada dia não jejuado para um pobre,claro se tiver condições financeiras.Crianças não precisam pagar o prato de comida,elas apenas aprendem como jejuar e olham seus pais,para que quando atinjam a puberdade passem a jejuar.Pobres também não precisam pagar nada e nem fazer o jejum né hehe.

5-Hajj (Peregrinação)
A famosa ida a Meca hehe!
O quinto é último pilar é a peregrinação a Ka’abah(primeira cada de adoração a Deus,construída por Abraão-que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele-e por seu filho Ismael),que fica em Meca,na Arábia Saudita.A peregrinação deve ser feita pelo menos uma vez nada vida daquele que tiver condições financeiras,mentais e físicas.
O muçulmano vai a Meca com a intenção exclusivamente de adorar a Deus.Milhões de muçulmanos se reúnem anualmente para ir adorar a um Deus Uno ,sem distinção de cor,país e classe social,vestindo-se da mesma forma.
Hajj só pode ser efetuada uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico.Se a peregrinação a Meca ocorrer noutra altura do ano será chamada de Umra; é considerada uma boa ação, mas não substitui o Hajj. A Umra é também conhecida como a “peregrinação menor”. Difere em relação ao Hajj ao nível dos ritos: a Umra inclui apenas os ritos realizados na Grande Mesquita de Meca.


Salam .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário